sexta-feira, 16 de outubro de 2015

MOVIMENTO NEGRO DO PDT DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, EM NOITE DE FILIAÇÃO NO 20 DE NOVEMBRO






O Movimento Negro do PDT de Campos dos Goytacazes, pedirá ao Partido a realização da 2ª Noite de Filiação em comemoração ao dia 20 de Novembro, uma data histórica, onde se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares.
“A liberdade em si não é nada. Para extinguirem os traços e as feridas seculares não basta dizer: pois bem, vocês são livres. Livres para fazerem o que quiserem, para escolherem a orientação que mais lhes agradar”. Quando alguém passou anos agrilhoado, para fazer justiça, não basta livrá-lo das correntes e lhe dizer: “Vai, você está livre para competir com os outros”. O que desejamos é a liberdade acompanhada das oportunidades reais de exercê-la, a fim de que a igualdade não seja princípio abstrato, mas realidade tangível, um verdadeiro passo à frente.
ZUMBI
Zumbi dos Palmares Nascido no ano de 1655, livre, já no Quilombo que faz alusão ao seu próprio nome (Palmares), Zumbi (que quer dizer o mesmo que fantasma ou espírito, no idioma africano quimbundo, e na concepção brasileira da palavra, guerreiro) foi um dos, senão o principal, ícone da resistência negra ao trabalho escravo no período do Brasil Colônia. Com aproximadamente 6 anos de idade, Zumbi tinha sido capturado em um dos ataques das tropas da colônia ao quilombo, sendo entregue a um missionário português, que o batizou com o nome 'Francisco' Zumbi, e educou-o com os sacramentos da igreja católica, em português e latim. Aos 15 anos de idade, Zumbi consegue fugir e retornou aos Palmares, substituindo, mais tarde, devido ao seu grande destaque como estrategista e líder. Futuramente foi e ainda continua sendo o herói da resistência.
Segundo João Damásio, Presidente do Movimento Negro do PDT de Campos dos Goytacazes, esta 2ª noite de filiação do PDT, é para que a população possa conhecer a história e a importância que o Movimento Negro tem na conjuntura do Partido.  O Leonel Brizola, foi a liderança política, que mais deu visibilidade ao negro dentro do Cenário Político do Brasil, pois reconheceu que o Negro também deveria estar sentado à mesa do poder, discutindo de igual para igual com quaisquer seguimentos, o futuro desta Nação, e por esse motivo abriu portas em várias secretarias no estafe do seu Governo no Estado do Rio de Janeiro, quando foi governador. Aqui poderemos citar alguns destas personalidades:  Senador Abdias do Nascimento (Secretaria Extraordinária para Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras e Secretaria de Projetos Especiais do governo fluminense no Senado); Deputado Federal Caó (Secretário do Trabalho e da Habitação); Drª Edialeda Salgado do Nascimento (Médica), ex-presidente do Movimento Negro do PDT, Secretária de estado de Promoção Social no primeiro Governo Brizola. Não muito diferente, mas seguindo o exemplo de Brizola, em Campos dos Goytacazes, o Arnaldo Vianna quando Prefeito, através de políticas públicas e ações afirmativas, criou o Pré-vestibular para Afrodescendente e carentes dentro da extinta Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, cumprindo a importância que os assuntos de Movimento Negro, que até aos dias de hoje, tem dentro do PDT. Pois foi dessa forma que o Arnaldo Vianna unido dos representantes das populações afrodescendentes de Campos dos Goytacazes, deu continuidade ao processo de libertação, de abolição do negro, onde no lugar da enxada, da foice e da corrente, deu uma caneta e um caderno para que os negros de Campos dos Goytacazes, pudessem através dos estudos, escreverem os seus sonhos de plena liberdade.
Hoje o Movimento Negro Nacional do PDT, é constituído de personalidades que vem escrevendo e fazendo histórias dentro do cenário da política desse país como: Ivaldo Paixão, militante do PDT-CE (Presidente) e o Cantor Netinho de Paula (segundo vice-presidente nacional do movimento negro do PDT), nos dias atuais ocupa os cargos de Vereador e Presidente Municipal do PDT de São Paulo.

Semana que vem, teremos uma reunião com o Diretório do PDT de Campos dos Goytacazes, para que possamos fechar a real possibilidade deste evento de cunho político, que será realizado pelo partido através do Movimento negro do PDT de Campos dos Goytacazes. Onde estaremos escolhendo o local, confirmando o dia 20/11/2015 (6ª feira), horário, confirmando a presença de várias personalidades aliadas do nosso partido, relacionando nomes de grande importância na história do Movimento negro, onde receberão a comenda ou certificado em Homenagem a nossa saudosa Dona Conceição Maria de Souza (Vovó Tereza), além da confirmação do Presidente do Diretório Municipal de Campos dos Goytacazes, o Dr. Arnaldo Vianna.

Nenhum comentário :

Postar um comentário